DICAS DA TUTORA

Este blog servirá como apoio aos alunos do grupo 08 do curso Educação com Multimidia - Potencializando o Processo Educativo.

domingo, maio 21, 2006

TV Brasil - Ano 50


Conheça o projeto do Centro Cultural São Paulo sobre a história da Televisão Brasileira.
Clique sobre a imagem ao lado. Visite o site, explore, assista aos comerciais antigos. Veja que interessante material para traballhar com os alunos. Deixe aqui sua opinião sobre o site e discuta com os colegas de grupo no fórum.

2 Comments:

At 7:46 AM, Anonymous Anônimo said...

Simone - Olhar Crítico...
Com tantos recursos usados para emocionar e prender a atenção, será que a TV não pode tornar-se um instrumento manipulador de mentes? Sim, pode.
Por isso, levar a televisão para a sala de aula implica também ensinar os alunos a vê-la com olhar crítico. Acredito, que o fundamental é fazê-los entender que a televisão não é uma ¨janela para o mundo¨- como gostam de caracterizar os mais entusiasmados: ¨Ela é um recorte muito bem produzido e montado da realidade - e não a realidade¨.
Estimular os alunos a opinar sobre os programas e chamar a atenção deles para os cortes das cenas e o uso da trilha sonora ajuda a criança a perceber as diversas possibilidades do meio.
O interessante seria se os alunos
pudessem produzir programas, captando imagens e selecionando cenas, ficaria mais fácil perceber as intenções de quem faz televisão. Mas, para tanto, a escola precisaria ter equipamentos. Se isso não for viável, um caminho é comparar os programas com outros produtos culturais: uma novela com um livro que a originou, o telejornal com o jornal impresso, o desenho animado com os gibis.
E, os pais????
Tenho, claro que ao adotar a televisão como recurso pedagógico, convém avisar os pais-eles podem ter preconceitos e achar que a escola está enrolando ao colocar a turma na frente da televisão ¨em vez de dar aula¨. Devemos enfatizar os pais, que os programas selecionados têm ligação com o conteúdo estudado. Algumas dinâmicas podem ser usadas, como a discussão sobre os valores morais e éticos que uma tele-novela está veiculando e a análise de telejornais.

 
At 6:11 AM, Anonymous Anônimo said...

Quem não gosta de chegar em casa depois de um dia de trabalho, relaxar alguns momentos na frente da TV? Você não? É, mas a grande maioria sim.
A TV já faz parte de nosso cotidiano cabe a nós selecionar o que é bom ou não. O que não podemos é nos tornar seus escravos.

 

Postar um comentário

<< Home