Orientações Finais
Queridos alunos!
Este curso encerra no dia 07 de julho.
Nas próximas duas semanas, vocês estarão livres para fazer as tarefas pendentes e o trabalho final.
CONFIRA, SEGUINDO A LISTA ABAIXO, TODAS AS TAREFAS QUE FORAM SOLICITADAS NO DECORRER DO CURSO. COLOQUE-AS EM DIA PARA TER DIREITO À CERTIFICAÇÃO, VIA SISTEMA SOCIESC.
Módulo I
1ª Tarefa: Criar um blog e escrever o endereço de seu blog no quadrinho da tarefa 1 no ambiente Webensino Tarefa 1
2ª Tarefa: Fazer um texto sobre Tecnologias , após a leitura dos textos indicados.Publicar no seu Blog. Esta tarefa não recebe nota já, somente na nota final pelo blog todo.
3ª Tarefa: Fazer um texto sobre a Linguagem na Tv e vídeos,publicar no seu blog. Escrever no quadrinho da Tarefa - Unidade III ,avisando que já publicou.
4ª tarefa:Assista e compare programas de auditório para crianças, jovens e adultos.Analise a diferença entre os três, observando músicas; cores; movimentações de câmera; relação entre apresentador e platéia; filmes; documentários ou desenhos inseridos durante o programa e outros aspectos que lhe chamaram a atenção.Faça o registro da análise no seu blog. Depois vá no ambiente Webensino e escreva no quadro da Tarefa - Unidade IV , avisando que já publicou.
Módulo II
1ª tarefa Módulo 2: Escolha 10 programas da TV Aberta e preencha o quadro de análise e classificação de programas, disponibilizado no material de apoio. Em seguida, publique-o no seu blog, construindo um texto reflexivo que responda às seguintes questões:a) Como você classifica os programas de maior audiência na televisão?b) A televisão atende aos interesses dos cidadãos? A que interesses a televisão deveria atender?c) Incorporar a televisão à prática pedagógica implica abandonar os textos escritos?
Não esqueça de escrever no quadro da Tarefa 1 - Módulo II , avisando que já publicou no blog.
2ª tarefa_módulo 2: Entre no Fórum e comente: Segundo o artigo 88 do anteprojeto da Lei de Radiodifusão, as emissoras deverão "transmitir percentual mínimo de programas educativos e informativos dirigidos a criança, entre as 7 e as 22 horas (...)" e deverão "dispor de pedagogos e psicólogos para avaliação de seus programas educativos".Discuta com seus colegas, no fórum, qual sua opinião sobre esta lei de Radiodifusão.
3ª tarefa_módulo 2:Colocando as mãos nas máquinas!!! Experimente fazer umas gravações, e depois entre no fórum filmagens, e comente sua experiência.
4ª tarefa_módulo 2: Iniciando o Trabalho de Conclusão , que será um projeto de um vídeo, leia a experiência de uma escola de Florianópolis, e...Comece a elaborar seu cronograma .Este trabalho poderá ser feito em equipe.
Módulo III
1ª tarefa do módulo 3: Leia o texto “A integração da TV e do Vídeo nas atividades curriculares” disponível na biblioteca do curso e no seu blog faça um texto reflexivo respondendo às questões:a) De que forma o uso de recursos audiovisuais pode colaborar no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos?b) É possível integrar a TV e o vídeo no currículo oferecido pelas escolas? Justifique sua resposta.
Depois , entre no ambiente, escreva no quadro Tarefa 1 - Módulo III , avisando que você já publicou no Blog.
2ª Tarefa do módulo 3: Você deve ir na Biblioteca, na pasta Material Complementar e ler o texto: "Momentos Principais do Uso do Vídeo". Depois, escolha um filme de sua preferência e preencha o Quadro Sinóptico que está abaixo, publicando-o em seguida na área de publicação do curso, na pasta Antes, Durante e Depois do Vídeo.
Em seguida , entre no ambiente, escreva no quadro Tarefa 1 - Módulo III , avisando que você já publicou no Blog.
Trabalho Final do Curso: Elaborar propostas concretas para utilizar instrumentos de vídeo no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento. Sigam o Roteiro abaixo. Ao término da elaboração, publiquem em seus blogs de forma individualizada, mesmo que o tenham feito em equipe.
ROTEIRO PARA PLANEJAMENTO
TRABALHO FINAL
Título
Dê um título à sua proposta.
Identifique-se
Escreva seu nome, função que exerce na escola, endereço completo (com e-mail).
Parcerias
Identifique com quem você pretende compartilhar a realização desta proposta: professores, supervisores, diretor, turma de alunos.
Justificativa
Justifique a importância/necessidade de realização deste planejamento.
Estabeleça os objetivos.
Descreva passo-a-passo as atividades.
Disponibilize aqui o Cronograma
Avaliação
Informe como será avaliada a aprendizagem, quando e com que
instrumentos.
OBSERVAÇOES IMPORTANTÍSSIMAS!!!
OBSERVAÇÃO 01
Aqueles que conseguirem aplicar o planejamento com seus alunos (chegando até a produzirem uma filmagem) irão publicar somente o planejamento no seu blog.
E o que farão com o filme?
Este deverá ser entregue na Secretaria de Educação (Sala 05, 1º Andar, com Edla e Mônica) para ser montada uma coletânea de produções visuais do curso que serão disseminadas para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, considerando-se, obviamente, as autorias.
OBSERVAÇÃO 02
Aqueles que não conseguirem chegar à etapa de produção de filme, publicarão seus planejamentos completos nos seus blogs.
OBSERVAÇÃO 03
O Curso termina, impreterivelmente, no dia 07/07 e o recebimento de Certificado será realizado somente mediante conclusão de todas as tarefas e da publicação do planejamento.
Vamos lá, gente!!!!
Estamos na reta final!!!!
Agora é só mais um pouco, e Missão cumprida!!!
Estaremos à disposição para auxiliar na resolução de qualquer problema.
Um abraço e sucesso!!!
"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."
Albert Eisntein
2 Comments:
Boa Tarde
Creio que as tarefas, ainda que tardias ,serão entregues com êxito.
O video que nossos alunos estão desenvolvendo está maravilhoso eles se empolgaram de tal maneira na elaboraçao que dá gosto de ver.
Creio que vc vai gostar.
Abraços
Sô.
Muito legal sua proposta de trabalho. Parabéns.
Postar um comentário
<< Home