O Memorial é um documento que você elabora passo a passo, no qual aparecem suas impressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas, as dúvidas. É uma espécie de "diário" no qual você poderá escrever e contar o que estiver sentindo, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho.
É a oportunidade de registrar suas reflexões sobre os vários momentos do curso e sua relação com a prática pedagógica. É o relato das adaptações e modificações que você estiver fazendo na maneira de trabalhar na sala de aula, usando as tecnologias.É o local em que você pode anotar emoções, descobertas, sucessos e insucessos de sua trajetória pedagógica com as tecnologias. É o registro da história de sua aprendizagem durante o curso e de suas conseqüências no seu cotidiano.
Na elaboração do Memorial podem surgir dúvidas. É provável que você se sinta inseguro(a) e desestimulado(a) para escrever, enquanto outros talvez se sintam desafiados a produzir o Memorial. Em qualquer caso, note que o memorial não é algo pronto e acabado, com roteiro rígido e previamente definido, mas é a descrição de um conjunto de observações e comentário, cuja construção espelha e acompanha o seu processo de aprender.
Você pode incluir no Memorial:
- as suas reações, dificuldades e facilidades encontradas no decorrer da realização das atividades do curso;
- as experiências pedagógicas e mudanças na prática de sala de aula que tenham relação com o curso;
- as reações dos alunos e essas experiências e mudanças;
- as relações do curso com a sua experiência anterior;
- as trocas de experiências entre você e outros colegas de curso;
- outras idéias que você considere importantes.
O Memorial também tem a função de promover e praticar a auto-avaliação. Nesse caso, você pode registrar nele:
- como está o seu desempenho;
- que fatos demonstram mudanças na sua prática pedagógica;
- como você está aproveitando as atividades de aprendizagem e de avaliação;
- quais as suas maiores dificuldades no curso;
- o que você está fazendo para superar suas dificuldades;
- que transformações ocorreram nas suas relações com seus alunos.
O Memorial é um processo que se desenvolve ao longo de cada módulo e só termina com o curso por ser uma construção contínua. E é simples de fazer, se for encarado com tranqüilidade: faça-o como quem escreve uma carta, falando do curso que está fazendo.
fonte: http://www.ufms.br